Também são designados por contínuos ou temporais, na medida em que a sua apresentação evolui no tempo, podendo envolver ambas as dimensões em simultâneo como é o caso do vídeo digital e da animação. Ou seja, agrupam elementos de informação dependentes do tempo.
Os tipos de media dinâmicos incluem os tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma representação contínua ao longo do tempo, ou seja, o tempo faz parte do próprio conteúdo. Se a informação temporal se alterar, isto é, se a sequência dos elementos que constituem o conteúdo for modificada, o significado do conteúdo também se altera.
Tipos:
- Áudio: - CD’s de música, jogos electrónicos, páginas Web;
- Analógico: cassetes, disco vinil;
- Digital pode ser obtido por:
- Digitalização (a partir de fontes sonoras, resultando em ficheiros que, mesmo compactados, ocupam um espaço considerável e apresentam perdas de qualidade do sinal capturado);
- Directamente (utilizando um sintetizador MIDI da placa de som. Desta forma, os ficheiros apenas guardam a informação do áudio a ser reproduzido, resultando em ficheiros mais pequenos e de qualidade superior).
- Vídeo: - Dois tipos de Vídeo: Digital: DVD’s; Analógico: VHS;
- É o movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotografias ou frames. O número de frames apresentadas por segundo designa-se por frame rate.
Animação: – É o movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo. Desenhos animados, por exemplo, Finding Nemo, Shrek, Monstros e Companhia, Ratatouli;
- Espaço Virtual: – jogos de vídeo, apartamentos e cidades virtuais.
0 comentários:
Enviar um comentário